Livros Informatizados COVISA

O regulamento técnico das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, aprovado pela Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, adota os seguintes conceitos técnicos:

Livro de Registro Específico: Livro destinado à anotação, em ordem cronológica, de estoques, de entradas (por aquisição ou produção), de saídas (por venda, processamento, uso) e de perdas de medicamentos sujeitos ao controle especial.

Livro de Receituário Geral: Livro destinado ao registro de todas as preparações magistrais manipuladas em farmácias.


Com o SNGPC preciso apresentar o Livro Informatizado?

Sim. Mesmo diante às especificações da RDC nº 22 no que diz respeito ao cancelamento do livro de medicamentos controlados em papel (livro físico) as unidades de Vigilância Sanitária estão solicitando a apresentação dos dados das escriturações do SNGPC no mesmo modelo apresentado pelos livros físicos.

Diante desta necessidade desenvolvemos um módulo para os livros de registro específico em formato eletrônico (clicar e imprimir), homologados pela COVISA/SP.

Procedimento para a homologação dos livros informatizados na COVISA

Sugerimos o seguinte procedimento para a emissão da documentação necessária para a homologação dos livros informatizados junto à COVISA:

I) Emissão dos modelos do termo de abertura, folhas teste de movimentação e termo de encerramento dos livros informatizados.

Acesse no menu principal do sistema, após realizar o login utilizando o seu número de identificação (ID) e senha as opções: "Cadastros -> Termos COVISA" e "Cadastros -> Termos de Uso".

1) A opção "Termos COVISA" permite a impressão dos termos de abertura, folhas teste de movimentação e termos de encerramento.

2) A opção "Termo de Uso" permite a visualização do termo entre as partes com informações cadastrais do estabelecimento e da Pharma Connection.

Por definição da COVISA os termos de abertura e encerramento necessitam das informações cadastrais do estabelecimento e do responsável técnico e as folhas testes de movimentação apresentam dados fictícios a título de homologação. Selecione o modelo desejado e realize a impressão para a apresentação na COVISA.

2) Emissão do documento de solicitação para informatização de livros no web site da COVISA:

Utilize os endereços abaixo para a emissão dos formulários:


Gere este documento com apenas um clique através do SNGPC Online!

O sistema SNGPC Online possui o módulo de geração dos seguintes documentos:

  • Balanços Trimestrais BMPO e BSPO;
  • Relatórios Mensais RMNRA e RMNRB2;
  • Livros Informatizados COVISA;
  • Relação Mensal de Vendas - RMV.

Todos os documentos são gerados automaticamente, a partir da escrituração eletrônica dos medicamentos lançados para o SNGPC ou através do importe dos seus arquivos XML (caso já possuir um sistema gerador).


Podemos ajudar? Se ainda estiver em dúvida...

Fale Conosco

O SNGPC Online é o sistema feito sob medida para o seu estabelecimento.

Planos a partir de R$ 35,00/mês (boleto trimestral), confira!

Conheça os Planos