Notivisa

Notivisa

O NOTIVISA é um sistema informatizado na plataforma web, previsto pela Portaria n° 1.660, de 22 de Julho de 2009, do Ministério da Saúde, para receber as notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas diversos produtos sob vigilância sanitária.

Para acessar o sistema, é preciso se cadastrar de acordo com a categoria do notificante. Por exemplo, profissional liberal deve se cadastrar como profissional de saúde, mas se for um profissional vinculado a alguma instituição/empresa, deve ser providenciado o cadastro institucional.

Os profissionais cadastrados podem notificar casos confirmados ou suspeitos de eventos adversos e queixas técnicas. Após o envio da notificação, o profissional é informado sobre o seu recebimento pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS. Além do próprio notificante, terão acesso à notificação a ANVISA e Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estaduais.

As notificações enviadas são mantidas sob sigilo. Caso seja necessário o SNVS entrará em contato com o notificador para esclarecer dúvidas, obter informações adicionais ou acompanhar os desdobramentos do caso notificado.

Farmácias de Manipulação: Relatório semestral para Sibutramina

O art. 8º da RDC 52/2011 determina que as farmácias de manipulação deverão apresentar à área de farmacovigilância da ANVISA relatório semestral sobre as notificações de suspeitas de eventos adversos com o uso de Sibutramina. O prazo para envio do relatório semestral será de 15 (quinze) dias. Deste modo, em 2012 as farmácias de manipulação deverão adotar o seguinte cronograma:

    • 1º Relatório de 2012 – 15 dias contados a partir de 09 de Junho de 2012 (prazo final: 24 de Junho).
    • 2º Relatório de 2012 – 15 dias a contar de 09 de Dezembro de 2012 (prazo final: 24 de Dezembro).

Como forma de auxiliar na elaboração deste relatório, a Anvisa, em parceria com a Anfarmag, disponibiliza um modelo, que pode ser acessado no seguinte link:

Informações complementares e envio do relatório à ANVISA:

Para melhores informações referente ao preenchimento do relatório e opções de envio acesse o informe técnico esclarecimentos sobre o relatório para Sibutramina.

Compartilhar:

^